Artigos

Artigos


Formação Profissional
1 - A ÁREA DE RH E SUAS COMPLEXIDADES

Texto apresenta a complexidade da área de recursos humanos através dos debates contrários entre Chiavenato e seus seguidores versus Antunes e os autores que articulam com este.

Educação Corporativa
2 - GESTÃO DE PESSOAS VERSUS GESTÃO DE RH

Texto faz um debate preliminar e teórico sobre as diferenças conceituais entre gestão de recursos humanos e gestão de pessoas.

Gestão de Pessoas
3 - A ÁREA DE RH PARA LEIGOS E INICIANTES

Texto apresenta uma breve contextualização sobre a área de recursos humanos e sua importância – geral – para a administração das empresas.



Gestão de Pessoas
4 - A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

É sabido que a hora em que um colaborador chega à área de RH e pede “as contas”, e este funcionário é um talento da empresa, é um transtorno importante para ela.



Gestão de Pessoas
5 - AS EMOÇÕES NO TRABALHO E SUAS CONTRADIÇÕES

Debater algumas questões ligadas às emoções subjacentes nos ambientes organizacionais, bem como as contradições que essas emoções geram na produtividade e na qualidade de vida do trabalhador e do trabalho, no século XXI.



Gestão de Pessoas
6 - A INFLUÊNCIA DA RAIVA NOS AMBIENTES DE TRABALHO

As emoções fazem parte do viver humano. Este artigo aponta a raiva como um elemento interferidor nas relações e na produtividade.



Gestão de Pessoas
7 - O SÉCULO XXI O SETOR DE SERVIÇOS E OS NOVOS PROCESSOS DE RS

Artigo aborda a complexidade que são os processos seletivos nas empresas do setor de serviços. Conceitua o que é uma processos seletivo, bem como aponta-nos o que vem a ser este complexo e em crescimento setor da economia global.



Gestão de Pessoas
8 - A MATERIALIZAÇÃO DAS ILUSÕES

O objeto de investigação deste estudo teórico é uma reflexão sobre o setor de Recursos Humanos e seus aspectos ideológicos, na era da reestruturação produtiva neoliberal, no Brasil, no fim do século XX e início do XXI.



Gestão de Pessoas
9 - CARREIRA E GESTÃO

As empresas estão sendo importantemente impactadas pelas mudanças econômicas, políticas, sociais e legais, entre outras.



Gestão de Pessoas
10 - OS NOVOS PROCESSOS DE TRABALHO

Texto que apresenta as mudanças do mundo versus os novos rebatimentos deste nas empresas, no mundo do trabalho e na pessoas.



Gestão de Pessoas
11 - A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS

Artigo aborda as redes sociais como uma nova, e importante, fonte de vantagem competitiva para as empresas; e, principalmente, para a área de recursos humanos.



Gestão de Pessoas
12 - AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

O Objetivo de investigação deste estudo é um olhar sobre as áreas que cuidam da formação dos trabalhadores.



Gestão de Pessoas
13 - AS ORGANIZAÇÕES OS SALÁRIOS E A MODERNA GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Este artigo pretende refletir sobre a importância dos pacotes de benefícios e dos programas de incentivos, como mais uma ferramenta para a correta gestão dos RH das organizações do novo milênio.



Gestão de Pessoas
14 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A TRANSFORMAÇÃO DOS MODOS DE PRODUÇÃO DAS EMPRESAS

O mundo do trabalho está em agressiva transformação. Esta mudança é fruto das variações econômicas, tecnológicas e das mudanças no processo de trabalho, que, de maneira importante, está alterando, afetando e metamorfoseando esse mundo, em nosso país, nos últimos trinta anos.



Gestão de Pessoas
15 - O MUNDO DO TRABALHO E A NOVA LÓGICA INDUSTRIAL CAPITALISTA

Vivemos numa nova ordem econômica e, que esta é perpetrada pelas classes dominantes, para a superação da crise estrutural do capitalismo, desde os meados dos anos 90, do século XX, no setor de serviços, no Brasil.



Gestão de Pessoas
16 - RH, a GC e OS NOVOS PORCESSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Este texto é uma reflexão crítica sobre a área de Rh e seus processos versus a nova lógica da gestão do conhecimento em contraponto com a nova lógica capitalista.



Gestão de Pessoas
17 - O SÉCULO XXI OS PROCESSOS SELETIVOS E O MERCADO DE TRABALHO

Este artigo pretende apontar na direção do porque de tantas mudanças nos processos de recrutar e selecionar pessoas, utilizados pelas áreas de RH, das organizações brasileiras, bem como do porque dessas mudanças estarem calçadas nos aspectos ligados as competências comportamentais.



Gestão de Pessoas
18 - A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RH

Trabalhar na área de RH requer muita preparação e formação técnica do postulante à vaga. Não é apenas querer e/ou pensar que só porque lida bem com gente, será um bom profissional dessa área.



Gestão de Pessoas
19 - OTIMIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Treinamento significa: o preparo da pessoa para o cargo. Já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa para a vida e pela vida.



Gestão de Pessoas
20 - AS EMPRESAS ENSIMESMADAS VERSUS OS EMPREENDIMENTOS DESAFORADOS.

Artigo que procura apontar para os dois principais tipos de perfis de empresas. O primeiro que volta suas ações estratégicas para dentro de si mesmas, ações internas e a partir de suas forças. E, o segundo, que procura mirar suas estratégias para o mercado e para os stakeholders.



GESTÃO DE PESSOAS E SUBJETIVIDADE
21 - GESTÃO DE PESSOAS E SUBJETIVIDADE.

Texto aponta para o espaço da subjetividade como elemento estratégico e importante para a gestão de pessoas.



O HOMEM, O TRABALHO E O MUNDO DO TRABLAHO
22 - O HOMEM, O TRABALHO E O MUNDO DO TRABLAHO.

Este artigo faz um percurso histórico breve sobre as mudanças dos olhares do trabalho e de suas relações com o homem.



A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS DE INTERNET
23 - A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS DE INTERNET.

Este artigo faz um percurso histórico breve sobre as mudanças dos olhares do trabalho e de suas relações com o homem.



LIDERANÇA E GESTÃO NO SÉCULO XXI
24 - LIDERANÇA E GESTÃO NO SÉCULO XXI.

Debates e Reflexões Importantes. Ou, um estudo teórico sobre o processo da liderança e da gestão nos processos empresariais.



A CONFIANÇA E OS PROCESSOS EMPRESARIAIS E HUMANOS
25 - A CONFIANÇA E OS PROCESSOS EMPRESARIAIS E HUMANOS.

Artigo discute aspectos da confiança e os reflexos de uma possível falta dela no desempenho das empresas e na subjetividade dos trabalhadores diante no novo padrão capitalista flexível.



O DEUS ROMANO JANUS
26 - O DEUS ROMANO JANUS.

No nosso percurso, no que diz respeito à vida e à carreira, por exemplo, temos que entender que o hoje se tem que estar norteado pela reflexão quanto às experiências tidas no passado e pela abstração do futuro.



CILADAS NO ATO DE CONTRATAR PESSOAS
27 - CILADAS NO ATO DE CONTRATAR PESSOAS

Este artigo apresenta algumas percepções quanto ao funcionamento e estruturação dos processo seletivo por parte de alguns gestores. Ele faz uma reflexão de sua importância e de seu link com as estratégias, a cultura e os valores.



CARREIRA, IDENTIDADE E FUTURO PROFISSIONAL
28 - CARREIRA, IDENTIDADE E FUTURO PROFISSIONAL

O mundo do trabalho do século XXI é muito específico e norteador. Ou seja, não são somente os produtos que são padronizados e expostos para consumo dos clientes-alvo.



CARREIRA IDENTIDADE E FUTURO PROFISSIONAL 2
29 - CARREIRA IDENTIDADE E FUTURO PROFISSIONAL 2

Neste novo mundo, os trabalhadores também estão sendo estandardizados e transformados em produtos consumidos pelos clientes.



AS ORGANIZAÇÕES E SEUS ARTIFÍCIOS DE ENCANTAMENTO E PROSPECÇÃO
30 - AS ORGANIZAÇÕES E SEUS ARTIFÍCIOS DE ENCANTAMENTO E PROSPECÇÃO

Este novo século está cheio de ciladas e turbulências. Isso não é novidade para nenhum empresário, nem para um gestor de empresas.



GESTÃO DE CARREIRAS EM AMBIENTES DE ALTA COMPLEXIDADE E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
31 - GESTÃO DE CARREIRAS EM AMBIENTES DE ALTA COMPLEXIDADE E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Este artigo trata de mudanças na carreira e na vida das pessoas, na medida em que inéditos aparatos tecnológicos estão mudando o padrão de consumo e de demanda do mercado.



TALENTO E GESTÃO DO TALENTO
32 - TALENTO E GESTÃO DO TALENTO

Devemos sempre rever conceitos. Um deles é o tema talento. Muitos de nós tem uma opinião um pouco errada sobre este tema da gestão. Ele deve sempre ser revisitado e reordenado.



OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO EMPRESARIAL
33 - OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO EMPRESARIAL

As formas obsoletas de gestão do século XX não mais são possíveis de serem aplicadas no século XXI. Muito mudou e muito ainda estar por vir.



PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
34 - PLANEJAMENTO DE CARREIRAS

No tema planejamento de carreira, ou no assunto auto planejamento de carreira, a melhor alternativa é utilizar alguns métodos do planejamento estratégico que as empresas geralmente se cercam.



ESTRATÉGIAS DE CONTROLE E FEEDBACK DE CARREIRA
35 - ESTRATÉGIAS DE CONTROLE E FEEDBACK DE CARREIRA

Neste atual mundo de empresas e pessoas não é mais cabível que os trabalhadores permitam que sua empresa – somente ela – cuide de sua carreira.



AS ATUAIS COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE RH
36 - AS ATUAIS COMPETÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE RH

Esta lista apresenta as atuais competências necessárias aos profissionais da área de recursos humanos.